This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.
+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeDecoraçãoIntroduza a natureza dentro de casa

Introduza a natureza dentro de casa

Conheça 8 tipos de plantas ideais para cultivar em ambientes fechados.

Projeto de RSRG Arquitetos (Foto: Fran Parente/Casa Claudia)

Mais do que uma tendência do décor, a presença da natureza dentro das quatro paredes de um lar é a premissa de uma geração que busca uma vida de maior harmonia entre sociedade e meio ambiente. Assim, os ambientes antes cinzas ou sem cor das áreas urbanas são constantemente transformados em vida com a presença das plantas, suas múltiplas cores, formatos, texturas e metamorfoses.

Possuir uma planta, um jardim ou até um horta já não mais precisa ser algo de horas de dedicação. Mesmo os mais esquecidos ou sem tempo podem ter um espaço dedicado à beleza da natureza e assim usufruir das vantagens que uma simples planta pode trazer a sua rotina. Dentro do apartamento, na cozinha, no banheiro, na sacada e até nos quartos, a natureza deixa sua marca e embeleza os cômodos com muita personalidade.

Caso você queira se juntar ao time dos amantes da natureza no espaço que chama de seu lar, mas ainda não sabe exatamente por onde começar ou qual planta escolher, indicamos aqui dez tipos que são perfeitos para manter dentro de casa:

Bromélia

Uma flor tropical de beleza estonteante e diversidade de cores para alegrar o ambiente, ela é bastante resistente e adapta-se facilmente a diferentes ambientes, principalmente, com umidade e calor. A temperatura ideal do ambiente deve ser entre 15ºC e 25ºC, com focos de iluminação. Atenção também com o substrato utilizado no solo, as bromélias pedem um material mais fofo e bem-drenado.

Jibóia

Essa linda espécie de origem tropical pode ser cultivada como trepadeira ou planta pendente (com aquele efeito belo de cascata). Seus benefícios vão além dos olhos, incluindo a filtração de diversas impurezas do ar, além do monóxido de carbono. Seu cuidado exige regas regularmente, o solo úmido e ambientes longe da luz direta, de preferência em sobras e meia-luz.

Maranta

Conhecidas também como plantas rezadeiras, elas são destaque pelos desenhos e estampas hipnotizantes de suas folhas, que podem variar da coloração verde a tons de roxo, rosa e creme. O ideal é mantê-las em ambiente sem incidência solar direta e com solo úmido (nada de encharcado). Para sua beleza também é indicado sua poda com certa frequência.

Cactos

Plantas perfeitas para ter dentro de casa, os cactos possuem ampla diversidade para todos os gostos e o melhor de tudo: não necessitam de muita atenção. Colocando-o em um local bem arejado e com sol está tudo mil maravilhas. Para regá-lo também não é preciso de muito, essas plantas sobrevivem sem muita água. Regas quinzenalmente no inverno e semanalmente durante o verão já bastam, e nada de muita água de uma vez só, pequenas quantidades apenas.

Palmeira ráfia

Uma planta que ornamenta o ambiente de forma belíssima, essa espécie de palmeira não precisa de cuidados excessivos e vai bem em ambientes de luz difusa próximo a janelas. Sua necessidade baixa de água a torna ainda mais atrativa àqueles que não possuem muito tempo. No verão deve ser regada quinzenalmente e no inverno pode passar até um mês sem a necessidade de regas. Único cuidado é que deve ser plantada em vasos ou espaços amplos.

Espada-de-São-Jorge

Mais uma espécie super resistente que sobrevive tranquilamente sem grandes cuidados e pode ficar dias sem regas, a famosa Espada-de-São-Jorge é conhecida assim devido seu formato único e pontiagudo que lembra uma espada. É também popular pelo seu significado espiritual (dizem que combate o mau-olhado).

Suculentas

Sim, um cactos pode ser considerado uma suculenta, todavia, existem diversas outras suculentas que podem embelezar o ambiente. Suculentas são todas aquelas espécies que acumulam água dentro de si, por isso mesmo são tão fáceis de manter. Devem ser cultivadas em locais com sol e luminosidade direta e não necessitam de muita água, na verdade, água em exagero que pode se tornar um problema para planta.

Flores com aparência exótica de extrema beleza, classe e delicadeza, as orquídeas possuem as mais variadas aparências e cores, e ainda melhor: florescem o ano inteiro. Podem ser facilmente cultivadas em ambientes fechados e valem para paisagem durante as quatro estações. Cuidado com as regas, elas precisam ser realizadas diariamente ou com maior frequência, assim como, seu substrato e sua poda merecem maior atenção.

Depois dessas dicas é só colocar a mão na massa, melhor dizendo, na terra e embelezar seu lar com muita natureza.

E aí, qual dessas plantas você introduzirá em seu lar? Conhece alguma outra espécie que achas interessantes indicar? Nos conte nos comentários.

Compartilhe

POST A COMMENT