This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeArquiteturaA beleza da arquitetura sustentável

A beleza da arquitetura sustentável

Conheça projetos arquitetônicos inspiradores que tem como cerne a sustentabilidade.

O fator moradia e o meio ambiente possuem um longo relacionamento, nem sempre harmonioso. Em prol de alterar esse status, muitos profissionais de arquitetura, desde a década de 1970, promovem novas visões sobre o processo de construção e vivência entre “quatro paredes”.

Hoje, diversas propostas e inovações apresentam a possibilidade de um lar sustentável, no qual o processo de construção e pós-construção são desenvolvidos de forma a diminuir o impacto ambiental, por meio do uso consciente e equilibrado de recursos de origem natural, muitas vezes com soluções auto suficientes e/ou renováveis.

Desde a escolha dos materiais – que tem sua origem verificada – até às estruturas do projeto – que podem conter sistemas como telhado verde com captura da água da chuva – ao seu design – com o uso de claraboias para maior presença de luz natural ou na escolha de um estilo que interligue o ambiente externo ao interno.

Conheça alguns dos projetos que se destacam nesse quesito:

Imponência ecológica e modernidade

A moradia composta por diversos volumes, localizada em Singapura, desenvolvida pelo escritório Tsao-McKown, explora conceitos de design contemporâneo e sustentável com o inspiração no estilo tradicional chinês.

Entre os componentes que tornam o ambiente mais sustentável, encontra-se os telhados verdes e jardins verticais que resfriam os interiores, um sistema de recolhimentos de águas pluviais, panos de vidro para aproveitar a luz solar e um espaço externo dedicado ao cultivo de hortifrútis orgânicos.

Para conferir mais sobre esse projeto, clique aqui!

Resgate das raízes

Um grande exemplo da arquitetura brasileira, com traços inspirados nas belezas naturais e na cultura indígena, a Casa Folha, localizada em Angra dos Reis, foi desenvolvida pelos escritórios Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura.

Após analisar as ocas da tribo Kaiamurá, esta moradia foi desenvolvida, com um design que busca um aspecto orgânico, além de apresentar funcionalidades ecológicas. Dessa forma, a passagem de ventilação vinda do mar é aproveitada, a madeira utilizada na construção é de reflorestamento e no centro da residência encontram-se colunas responsáveis por captar 50% da água da chuva, cujo uso será para as regas do jardim.

Quer descobrir mais sobre essa estrutura surpreendente, leia aqui.

Sustentabilidade em meio à cidade

Na bela Paris, na França, tecnologia e sustentabilidade se unem nesta moradia projetada com o intuito de captar a essência contemporânea presente na cidade. Aberta às luzes do movimento urbano, a iluminação é uma das protagonistas do ambiente, assim como, os cômodos integrados em fluidez e decorados pelo estilo minimalista.

O responsável por esse projeto é o arquiteto franco-argentino Pablo Katz. Para ver mais sobre a construção, acesse esse link.

Lar e natureza em harmonia

Com a ideia central de mesclar as linhas entre externo e interno, essa moradia na cidade de Pádua, na Itália, amplia os espaços com a combinação entre vidro e madeira.

Além de investir em maior incidência de luz solar, o projeto também conta com: um sistema geotérmico, responsável por esfriar ou esquentar o ambiente com energia retirada do solo; um sistema de ventilação mecânica para filtrar o ar interno e combater a umidade; aquecimento da água por energia solar; e painéis fotovoltaicos que geram parte da energia consumida na residência.

Ficou curioso para saber mais? Veja mais informações do projeto aqui.

Decoração vegana

Essa inspiração vai especialmente para os designers de interiores ou pessoas que buscam um ambiente sem a presença de recursos de origem animal, ou seja, com o uso de produtos veganos. O loft é totalmente composto por mobiliá e objetos veganos e sustentáveis, que não poluem no processo de produção e descarte.

O espaço é da influenciadora digital Kim-Julie Hansen, e está localizado em Novo York. Para ver mais detalhes, entre neste link.

Gostou dos projetos? Esperamos que eles tenham lhe inspirado para seguir essa transformação. Qual outro projeto sustentável você conhece e gostaria de dar destaque? Nos diga nos comentários!

Compartilhe

POST A COMMENT